Adoção Animal, Adote um amigo
- Adriana Araujo
- 4 de mar. de 2015
- 6 min de leitura

A adoção de um animal doméstico, de um gatinho ou de um cãozinho, é algo bem natural. Acontece quando surge o interesse pessoal em fazê-la. O mais comum é ganhar ou adquirir um bichinho de um parente ou de um amigo, ou mesmo de compra-lo de algum criador ou de algum pet-shop. O adotante imbuído do desejo de adoção imagina a sua preferência e passa a procurar o cãozinho ou o gatinho de determinada forma, cor ou raça. É um processo de seleção natural segundo o gosto e a beleza e, nem sempre vai encontrar o que está procurando.
Por outro lado, há pessoas que estão abandonando seus bichinhos. Abandonam cães e gatos, bonitos ou feios, sadios ou doentes. A realidade destes nas ruas não é nada fácil. Deixam o abrigo de um lar acolhedor e seguro e passam a defrontar-se com uma realidade totalmente diferente e desafiadora. Tudo passa a ser perigoso nas ruas, pessoas diferentes que as assustam, a falta da alimentação conhecida, o trafegar pelas calçadas atrapalhando as pessoas e, são afastadas e jogadas nas ruas e avenidas movimentadas por motos, bicicletas e carros, tudo numa velocidade incrível e com um barulho infernal. O coitado passa a ficar atormentado e confuso e logo acontece um acidente, é atingido por um carro que lhe quebra a patinha.
Um animal quando vive nas ruas pode estar transmitindo doenças como a leptospirose, ademais, é bem comum vê-los nos lixões onde lá também existem ratos, maiores transmissores desta doença que mata pessoas se não forem cuidadas em tempo hábil. O animalzinho jogado nas ruas vai lutar muito para sobreviver à falta de cuidados, carinhos e de alimentos.
De vez em quando, para sorte ou para o azar, passa a carrocinha e hábeis tratadores conseguem apanhá-los e recolhê-los para o Centro de Controle de Zoonoses. Pelo estado de saúde, pela idade ou pela beleza esse animal será descartado ou não. É verdade. Poderá, por azar, encontrar rapidamente o caminho para o fim de sua vida. E outros por sorte, por sua saúde, beleza e idade vão serão bem tratados e colocados para adoção.
A realidade de um Centro de Controle de Zoonoses é desconhecida de muitos. Sabe-se que é o local onde ficam os animais recolhidos das ruas. É também um espaço que serve para livrar o homem de doenças que podem ser transmitidas por animal, é o caso da raiva e até mesmo da leptospirose. O serviço do CCZ contribui com a nossa saúde, mesmo sem nos darmos conta.
Mais do que recolher, abrigar e descartar animais muito velhos e doentes, eles fazem o devido tratamento animal dando-lhes banhos, vacinas e alimentação. E, em muitos lugares do Brasil é considerada uma população razoável de animais, compatível com a carga de medicação e de alimentos destinados aos Centros. Alguns coordenadores dos CCZ não são médicos veterinários e, na frieza de um número considerado acima do estipulado não pensam duas vezes. Determinam o sacrifício de alguns animais novos, sadios e belos. Eu também fiquei muito triste em saber que alguns bichinhos são exterminados em função do pouco alimento e da pouca medicação recebida. Parece muito desumano.
Este artigo foi sugerido por Adriana Araújo, Radialista do Programa Diário Semanal e Administradora do blog Marabá Diário (www.marabadiario.blogspot.com.br), uma ativista em defesa da causa animal, preocupada com a realidade do Centro de Controle de Zoonoses de Marabá que possui uma população acima do normal e, como disse acima, com temor do sacrifício de alguns bichinhos sadios e bonitos. E, queremos dizer que no CCZ local temos muitos animais para a adoção, bonitos e sadios e, o que é melhor, muitos de raça e dóceis, de todos os portes (infelizmente não recebemos as fotos).
Todo o trabalho realizado no Centro de Controle de Zoonoses, é sabido por muitos, realizado por Médicas Veterinárias apaixonadas por animais que lhes dedicam o máximo de cuidado e de carinho. Já algumas delas emocionadas com determinadas situações, por quererem bem aos animais que foram tratados de sua patinha quebrada, de uma ferida e da falta de amor.
Eu falei muito do CCZ de Marabá com o objetivo de pedir à população que façam visitas e, se desejarem adotar um novo amiguinho, um amigo fiel, vai encontrar lindos animais que esperam para ser adotados, esperam encontrar um novo lar e novos amigos, fazer uma família feliz.
FOCINHOS CARENTES
Não podia deixar de mencionar um trabalho social que vem ganhando importância, vem crescendo e sendo conhecido por muitos. Neste momento não me lembro do nome da pessoa, mas, é difícil encontrar alguém com tamanha abnegação e despojamento, tamanha dedicação para os bichinhos de quatro patas. Todas as vezes que chego em algum estabelecimento comercial e vejo uma caixinha dos FOCINHOS CARENTES eu deixo a minha pequena contribuição, sincero reconhecimento a pessoa de enorme coração preenchido com muito amor. A Senhora Amiga dos Animais dos FOCINHOS CARENTES tem recolhido e amparado muitos bichinhos e espera a visita de muitas pessoas, espera que visitem e adotem um amiguinho em seus lares.
COMO A ONG SURGIU? COMO ELA FUNCIONA HOJE?
A ONG surgiu através da união de pessoas com propósitos em comum, essas pessoas por sua vez, resgatam e cuidam de animais por conta própria, em suas casas, por falta de uma abrigo que os acolha, sendo assim, desde a primeira reunião tentam instituir legalmente uma unidade que acolha esses animais, ajudando com despesas de tratamento, castração e ADOÇÃO para que possam ajudar um maior número de animais na cidade. A ONG HOJE está sendo legalizada e ainda não são efetuados resgates de animais (a não ser que algum protetor ou voluntário resgate por conta própria como já vinha sendo feito), esperamos que em pouco tempo, com a regularização, as ajudas e doações (já estamos trabalhando para que isso aconteça) a ONG comece a funcionar atendendo os animais de Marabá. Porém, por enquanto estamos ajudando dando informações, divulgando adoções e auxiliando as pessoas que querem resgatar e ajudar um animal de rua. O dinheiro das caixinhas que estão espalhadas pela cidade e da rifa que foi realizada vai ser utilizado para a castração desses animais que já estão com protetores e voluntários. Agradecemos a compreensão de todos! Seguem fotos de animais que foram resgatados e cuidados por protetores e voluntários! Siga nossa fanpage https://www.facebook.com/pages/Focinhos-Carentes/360461320809556?ref=hl
MAUS-TRATOS DE ANIMAIS: SAIBA COMO DENUNCIAR.
Qualquer ato de maus-tratos envolvendo um animal deverá ser denunciado na Delegacia de Polícia. Em casos de flagrante de maus-tratos e/ou que a vida de animais estejam em risco, acione a Polícia Militar pelo telefone 190 e aguarde no local até que a situação esteja regularizada. Deve haver testemunha, fotos e tudo que puder comprovar a denúncia. Não tenha medo. Denunciar é um ato de cidadania.
A Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais) prevê os maus-tratos como crime e comina as penas. O decreto 24645/34 (Decreto de Getúlio Vargas) determina quais atitudes podem ser consideradas como maus-tratos.
EXEMPLOS DE MAUS-TRATOS
Abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar;
Manter preso permanentemente em correntes;
Manter em locais pequenos e anti-higiênicos;
Não abrigar do sol, da chuva e do frio;
Deixar sem ventilação ou luz solar;
Não dar água e comida diariamente;
Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido;
Obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força;
Capturar animais silvestres;
Utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse;
Promover violência como rinhas de galo, farra-do-boi etc.
Todo esse procedimento pode levar horas na delegacia. Mas é o primeiro passo para a aplicação das leis e depende exclusivamente da sociedade. Depende de nós!
LEMBRE-SE:
01) Fotografe e/ou filme os animais vítimas de maus-tratos. Provas e documentos são fundamentais para combater transgressões. 02) Obtenha o maior número de informações possíveis para identificar o agressor: nome completo, profissão, endereço residencial ou do trabalho. 03) Em caso de atropelamento ou abandono, anote a placa do carro para identificação no Detran. 04) Peça sempre cópia ou número do Termo Circunstanciado e acompanhe o processo. 05) É extremamente importante processar o infrator, para que ele passe a ter maus antecedentes junto à Justiça. 06) Não tenha medo de denunciar. Você figura apenas como testemunha do caso. Quem denuncia, na prática, é o Estado.
Fonte: pea.org.br
CONHEÇA MAIS SOBRE A FOCINHOS CARENTES
A Focinhos Carentes é uma organização sem fins lucrativos destinada única e exclusivamente à ajudar animais de rua da cidade de Marabá-PA, telefone (94)9-9115-2550 e instagram: http://instagram.com/focinhoscarentes/
Espero que este artigo possa mexer um pouco, que cada um possa pensar nos cuidados que nossos amiguinhos precisam e, se for adquirir um, procure o CCZ ou o FOCINHOS CARENTES e escolha e seja escolhido por um amigo fiel.
Esclarecimento sobre o Programa Diário Semanal:
Ainda estamos aguardando o início das atividades da Rádio Itacaiúnas, que não foi ainda inaugurada e segue com uma programação provisória. Agradecemos aos muitos ouvintes que ligaram e mandaram e-mails ansiosos pela volta do Diário Semanal. Esperamos em Deus continuar com este trabalho social de relevância, também, agradecemos pelos elogios, críticas e sugestões e, por ter aumentando o número de acessos ao blogger. Estamos batendo recordes e recordes de acessos. Muito Obrigado!
Comments