27 de Agosto - Dia do Psicólogo
- Adriana Araujo
- 26 de ago. de 2015
- 2 min de leitura

No dia 27 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Psicólogo. A data representa o decreto lei nº 4.119/62 que regulamentou a profissão no Brasil.
A palavra psicologia vem do grego: psique (alma) + logos (estudo). Ou seja, a psicologia estuda a alma humana. Alma não no sentido de espírito, mas naquilo que diz respeito à psiquê ou mente humana. Isto é, o homem enquanto indivíduo, com suas angústias e inquietações. Assim, o profissional de Psicologia é, como o próprio nome sugere, um conhecedor da mente, estudioso da subjetividade e dos problemas humanos. Cabe a ele, ajudar o outro a lidar com suas questões, com seus sentimentos mais contraditórios disponibilizando-se a ajudá-lo sem críticas ou julgamentos.
Vários são os campos de atuação para o psicólogo: em clínicas ou consultórios, nas empresas, nos hospitais, na política pública, nas escolas, em órgãos de justiça como Tribunais de Justiça, Ministério Público, delegacias, defensorias públicas e presídios. Também pode trabalhar como psicólogo esportivo, atuar no ensino da psicologia e mesmo na área de pesquisa. O campo é bem amplo e a cada dia ele se amplia favorecendo a criação de novas oportunidades de trabalho, tal como ocorre com as áreas emergentes como a atuação nas ONGs, nos movimentos sociais, em emergência e desastres nos quais o psicólogo faz atendimento a vítimas de assaltos, tragédias ou acidentes, dentre outras áreas.
Vale lembrar que sua atuação é validada pela Psicologia, que é uma ciência com normas e técnicas estudadas e fiscalizadas pelos Conselhos de Psicologia, Regional e Federal.
Em Marabá temos aproximadamente 88 psicólogos inscritos no Conselho Regional de Psicologia (CRP/10), que atuam principalmente na política pública (saúde, educação e assistência social), na área organizacional e jurídica.
O CRP/10 parabeniza todos os psicólogos que colaboram para a construção da psicologia na região abrangendo espaços onde, pelo compromisso e ação, buscam o desenvolvimento humano.
Ozilea Souza Costa
Psicóloga e Conselheiro (CRP/10-2229)
Conselho Regional de Psicologia
Comments