MARABÁ: MPPA realiza força-tarefa de combate à comercialização de couro e carne de origem irregular
- Adriana Araujo
- 28 de out. de 2015
- 1 min de leitura

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), através da promotoras de Justiça Mayanna Silva de Souza Queiroz e Aline Tavares Moreira, realizou uma força-tarefa de combate à manipulação inadequada de couro de gado e comercialização irregular de carne e derivados de origem não comprovada na zona rural Murumuru, núcleo São Félix em Marabá, sudeste paraense.
A ação que aconteceu na última semana, contou com a participação de órgãos e entidades como a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Vigilância Sanitária do município e a Polícia Militar.
O objetivo é garantir que a carne oferecida ao consumidor tenha o Selo de Inspeção Federal (SIF), conforme preconiza a legislação. O SIF é fornecido a todos os açougues e pontos de abate que informam a origem do couro, da carne, derivados e salgamentos que comercializam.
Durante a inspeção foram constatadas irregularidades no manuseio das proteínas, no armazenamento e acondicionamento dos produtos e derivados, como o queijo.
"Carnes de sol, por exemplo, precisam ser curtidas sob proteção especial e resguardadas da poeira, coisa que não acontece quando expostas na frente dos açougues", frisam as promotoras.
"O parquet recebeu denúncias anônimas contra estabelecimentos e natureza não comprovada da carne e couro comercializados nesta região, o que ficou provado durante nossas vistorias", complementam.
Os proprietários que tiveram mercadorias apreendidas durante a ação, serão penalizados conforme previsto em Lei.
Texto: Karina Lopes (graduanda em Jornalismo) com informações da PJ de Marabá Revisão: Edyr Falcão
Comments