O QUE É DIÁLISE
- Adriana Araujo
- 12 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

A diálise é uma técnica que substitui, embora apenas de forma parcial, algumas das funções do rim e, à exceção da transplantação renal, não existe nenhuma outra alternativa para atingir os mesmos fins.
Consiste em colocar o sangue do doente e uma solução de água e diversas substâncias em adequada concentração separados por uma membrana de poros minúsculos. É através destes poros que vai ocorrer a troca de substâncias entre o sangue e a solução preparada (designada dialisante ou, na gíria dialítica, “banho de diálise”). Enquanto que os elementos figurados do sangue (glóbulos) e as substâncias constituídas por grandes moléculas (proteínas) não conseguem atravessar a membrana, já aquelas em que as moléculas são de dimensão inferior à dos microporos passarão, através da membrana, do lado de maior concentração para o de menor concentração.
Durante o tratamento dialítico, o sangue do doente vai sendo “limpo” das substâncias tóxicas dialisáveis e enriquecido nas que se encontram em falta.
Apesar de a diálise não substituir totalmente a função dos seus rins, designadamente no que respeita à produção das substâncias essenciais (eritropoietina e vitamina D ativa), pode proporcionar-lhe uma qualidade e uma esperança de vida aceitáveis.
A diálise é um tratamento definitivo para os doentes que, em virtude das suas características individuais, não possam ser submetidos a transplantação renal. Nos doentes candidatos a transplantação, a diálise é, apenas, um tratamento alternativo enquanto por aquela aguardam (o que pode demorar anos).
EXISTEM DOIS TIPOS DE DIÁLISE
DIÁLISE PERITONEAL; (DP)
HEMODIÁLISE. (HD)
Antes de optar por uma destas modalidades terapêuticas, e para que possa fazê-lo de forma consciente e devidamente informada, deve esclarecer com o seu médico / enfermeiro/a, sobre as diferenças, sobre os seus riscos e sobre as vantagens e desvantagens de cada uma. Nos casos em que exista, devido às suas características individuais, indicação precisa para uma determinada modalidade, o médico indicar-lhe-á qual a alternativa que considera mais adequada.
Oferecimento: Drº Thiago Barros Nefrologista CRM: 9068
Fonte: http://www.portaldadialise.com/portal/o-que-e-dialise
Comments