top of page

Pescadores e indígenas denunciam mortandade de peixes em Altamira


Segundo eles, morte repentina ocorre no entorno da Usina de Belo Monte. Norte Energia informa que causas foram identificadas e minimizadas.

Pescadores e lideranças indígenas denunciam a mortandade dos peixes em Altamira, no sudoeste do Pará. Segundo eles, a morte repentina de diferentes espécies ocorre no entorno da Usina de Belo Monte.

A Norte Energia, empresa responsável pelas obras, informou que os incidentes estão associados aos efeitos da operação dos vertedouros. A empresa informa que as causas já foram identificadas e minimizadas por ajustes operacionais.

Em imagens cedidas pelas pescadores (veja o vídeo ao lado) é possível ver dezenas de peixes mortos. A morte de peixes na área das aldeias localizadas no entorno das obras da Usina Hidrelétrica foi denunciada durante um protesto contra a Norte Energia.

“Sempre a gente vem dizendo que a gente está sendo prejudicado, que estamos sendo atingidos, que o peixe está diminuindo e agora apareceu essa mortandade de peixe porque o peixe que mais morreu nesse momento é o curimata que justamente está no período de defeso”, diz o presidente da Colônia de Pescadores de Altamira, Lúcio Vale.

O secretário municipal de meio ambiente de Altamira, Luiz Araújo, confirma que recebeu a denuncia da mortandade de peixes e dos descarte irregular deles em covas abertas nas praias por uma empresa contratada pela Norte Energia. Segundo o secretário, uma equipe da secretaria comprovou a situação, mas descobriu que a área pertence ao município de Vitória do Xingu.

“Fizemos imediatamente um documento ao secretário de Vitória do Xingu para que se fosse tomadas as providências, porque nós não poderíamos por estar fora da nossa jurisdição de Altamira”, explica o secretário Luiz Araújo.

Autuação O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), confirmou que nos últimos quatro meses, mais de 16 toneladas de peixes morreram próximo as obras de Belo Monte.

O instituto ainda informa que aplicou duas multas a empresa Norte Energia no valor total de R$ 8 milhões e que fará uma nova autuação por infração ambiental em razão da mortandade de peixes no vertedouro e em outras estruturas da hidrelétrica. Uma equipe técnica está analisando os dados para calcular o valor da multa.

Equipe estiveram no local indicado de descarte de peixes mortos para avaliar se houve ou não irregularidades. Caso elas sejam comprovadas, haverá outra autuação.

Para o Instituto Socioambiental que acompanha o licenciamento da usina, a mortandade de peixes deverá causar sérios impactos sobre a vida das populações tradicionais que vivem na região da volta grande do Xingu.

“Ela vem agravar uma situação de vulnerabilidade que os pescadores da região da volta grande e da jusante já vem sofrendo desde o início da instalação da usina de Belo Monte”, afirma a advogada do Instituto Socioambiental, Carolina Reis.

Fonte:http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2016/02/pescadores-e-indigenas-denunciam-mortandade-de-peixes-em-altamira.html


 
 
 

Comentários


Eduarda Araújo
Blogueira
Eduarda Araújo

Pós graduada em Gestão de Pessoas, atualmente Analista de Recursos de Infração e Blogueira. Executa trabalhos sociais de dança e teatro em instituições religiosas 

Informativos
WhatsApp Image 2020-02-04 at 14.13.44.jp
Você_que_está_pensando_em_construir_sua_

Parceiros

  • WhatsApp
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
Todos os direitos reservados - 2013-2018 Rádio e Televisão
Unknown TrackUnknown Artist
00:00

Visitas

bottom of page