top of page

A IMPORTÂNCIA DO GINECOLOGISTA


Ginecologista é o médico especializado na saúde da mulher e faz parte de quase toda nossa vida. Desde adolescentes passamos a frequentar uma clínica ginecológica e realizar exames e consultas afim de garantir nossa saúde. A primeira visita pode até nos deixar sem jeito e tímidas – situação que acompanha algumas mulheres até a menopausa – mas não tem jeito, precisamos ir ao médico com uma certa frequência.

Existem inúmeros exames ginecológicos que podem ser pedidos pelo médico, sendo que a maioria atua de forma preventiva, identificando sinais de doenças como DST’s ou câncer prematuramente, possibilitando o tratamento. Algumas doenças ginecológicas podem levar à infertilidade e até a morte, por isso devem ser tratadas logo no início.

Durante a gravidez…

Para ajudar as gestantes, principalmente as de primeira viagem, com as inúmeras dúvidas que aparecem e também acompanhar a gestação e avaliar exames, existe o obstetra, que geralmente também é um profissional ginecológico.

O médico obstetra não é somente o profissional que irá realizar o parto e trazer seu bebê ao mundo. Ele será o responsável por avaliar nossa saúde e dos pequenos ainda no útero, a recomendar hábitos de vida saudáveis, pedir exames e acompanhar todos os aspectos da gravidez. A maioria dos obstetras também acaba se tornando amigos e alguém em quem sentimos que podemos confiar para responder nossos questionamentos e até mesmo acalmar nossas angústias em momentos de crise.

Por mais vergonha ou timidez que algumas mulheres sentem, é imprescindível realizar exames e acompanhamento com ginecologistas e obstetras durante toda nossa vida. Mais importante do que a vergonha é a nossa saúde.

E como são os exames ginecológicos?

Que os exames ginecológicos são em sua grande parte desconfortáveis toda mulher sabe, mas também sabemos que a importância deles é grande. Não tem como fugir. Os principais exames realizados em uma clínica de ginecologia ou em um laboratório são:

– Papanicolau: o exame coleta algumas células do colo do útero feminino, localizando e identificando infecções e alterações que podem se transformar em câncer.

– Colposcopia: ajuda o médico a visualizar o colo do útero e a vagina, observando se existem lesões.

– Mamografia: obrigatória todos os anos após os 40 anos e a cada 2 anos a partir dos 35, a mamografia identifica nódulos nos seios.

Além dos exames acima – os mais comuns e desconfortáveis -, o ginecologista pode pedir exames de sangue, urina ou ultrassonografias.

Oferecimento: Drº Anderson Huhn Bastos CRM: 4492-PA Especialização em Ginecologia e obstetricia.

Fonte: http://dicaspaisefilhos.com.br/bebes-e-criancas/saude/importancia-ginecologista/


 
 
 

Comments


Eduarda Araújo
Blogueira
Eduarda Araújo

Pós graduada em Gestão de Pessoas, atualmente Analista de Recursos de Infração e Blogueira. Executa trabalhos sociais de dança e teatro em instituições religiosas 

Informativos
WhatsApp Image 2020-02-04 at 14.13.44.jp
Você_que_está_pensando_em_construir_sua_

Parceiros

  • WhatsApp
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
Todos os direitos reservados - 2013-2018 Rádio e Televisão
Unknown TrackUnknown Artist
00:00

Visitas

bottom of page