É necessario ir ao ginecologista
- Adriana Araujo
- 25 de jun. de 2016
- 1 min de leitura

É aconselhável ir periodicamente ao ginecologista, fazer check-ups anuais para prevenir possíveis doenças e esclarecer qualquer dúvida que possa surgir com o especialista. O ginecologista está presente nas diferentes etapas da vida da mulher.
Quando devo ir ao ginecologista pela primeira vez?
Não existe uma idade específica para ir ao ginecologista pela primeira vez. Os motivos pelos quais, normalmente, vamos ao ginecologista pela primeira vez são: quando aparecem os primeiros sinais de amadurecimento dos nossos órgãos sexuais, -após a vinda do primeiro período (menarca) - quando iniciamos a nossa primeira relação sexual - quando detetamos alguma anomalia nos nossos órgãos genitais ou alterações do fluxo vaginal.
O que fará o ginecologista na primeira consulta?
Na primeira consulta de ginecologia, o que o médico geralmente faz é: uma palpação dos seios, se tiveres relações sexuais: - fará uma observação do colo do útero - uma inspeção dos genitais externos e da vagina- também analisará o teu colo do útero, recolhendo uma amostra para determinar em que estado se encontra, exame designado por citologia. Além disso, o ginecologista perguntar-te-á a periodicidade do teu período (ciclo menstrual), a data do último período, se usas algum método anticoncecional,... entre outras coisas
Convém ir ao ginecologista com frequência?
É muito importante que a mulher que mantém relações sexuais vá regularmente ao ginecologista:- em primeiro lugar, para prevenir qualquer alteração do sistema genital feminino e, - em segundo lugar, para esclarecer dúvidas sobre sexualidade e contraceção (métodos contracetivos). Além disso, quer tenhas ou não relações sexuais, qualquer alteração ou irregularidade do teu ciclo menstrual deverá ser consultada com o teu ginecologista.
Oferecimento: Drº Anderson Huhn Bastos Especialização em Ginecologia e Obstetricia CRM: 4492-PA.
Fonte:https://www.ausonia.pt/informa-te/o-periodo/e_necessario_ir_ao_ginecologista/rg_4
Comments