Regional de Carajás concretiza projeto de nova sede em reunião com a Defensora Pública Geral
- Adriana Araujo
- 12 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

Na tarde da última quinta-feira, 7, a Defensora Pública Geral do Estado, Jeniffer de Barros Rodrigues Araújo, reuniu com representantes da regional Carajás, para discutir sobre a construção da nova sede, no município de Marabá. Na reunião foi exposto à Defensora Geral o projeto que proporcionará uma estrutura para melhor receber os assistidos.
O coordenador do Núcleo Regional Carajás, o defensor público José Erickson, afirmou que a regional, esta entre as regionais em que mais recebem assistidos fora da capital, pois a área tem o maior contingente populacional, que afeta municípios como Marabá, onde será construída a sede, com cerca de quase 300 mil habitantes, Parauapebas com cerca de 200 mil habitantes, e outros 15 municípios do sudeste paraense, como Canaã dos Carajás que tem um crescimento de 15 a 20% ao ano.
O terreno onde será construída a sede foi doado à Defensoria Pública, e aproximará a instituição do núcleo judiciário de Marabá. “A nova sede, então, vai permitir que a gente possa atender um conglomerado populacional que hoje, pode-se dizer que é um dos maiores do estado. A sede é uma exigência e necessidade dos assistidos. O projeto nos atende com satisfação necessária e dará dignidade para o atendimento. Esta obra será um passo importante para a defensoria pública”, elucidou o defensor.
A construção de uma nova sede duplicará a quantidade de assistidos que a instituição recebe. A defensora pública Halline Karol Servilha explica que são duas etapas do projeto, a primeira de construção e a segunda de ampliação. Ainda de acordo com a defensora, a luta para que a região tenha um novo prédio iniciou em 2009, com a busca por um terreno adequado, que pudesse atender as necessidades de defensores, estagiários e principalmente, dos assistidos, além de dar suporte e apoio para as regionais vizinhas.
“Hoje temos a satisfação de estar com a Defensora Pública Geral alinhavando aspectos concretos para construção da nova sede em Marabá, considerando que o sonho e a esperança dessa obra são permanentes. Hoje a gente conversou sobre aspectos concretos para iniciar a construção dessa obra, o que nos deixa muito felizes. A construção e a ampliação constituem o ideal para o assistido do interior” apontou a defensora Halline Servilha.
A Defensora Pública Geral do Estado comemorou a concretização do projeto da nova sede, com a aquisição do terreno e a viabilização das emendas parlamentares, e do esforço dos defensores públicos na região em elevar a instituição. “O mínimo que nós podemos fazer, como gestão, é viabilizar a concretização desse projeto. A nossa preocupação era garantir a liberação desse recurso financeiro, liberado hoje, lá na casa Civil, onde estivemos em reunião; e colocar a nossa estrutura, tanto de engenharia, como de orçamento , como prioridade para poder implementar esses recursos e concretizar essa obra, que vai trazer um maior conforto para os defensores, mas, principalmente, vai proporcionar um atendimento mais humanizado para a população, pois, hoje, a estrutura que tem lá não comporta mais a demanda grande, e crescente, da região de Carajás”, ilustra a Defensora Geral Jeniffer Araújo.
Texto: Ana Tostes Foto: Ronaldo Silva
Fonte:http://www2.defensoria.pa.gov.br/portal/noticia.aspx?NOT_ID=2444
Comments