top of page

Ginecologista e Obstetra


Ao descobrir que está grávida, ou mesmo quando pretende engravidar, a mulher sempre deve procurar um médico especialista. Mas a dúvida que sempre surge é: qual especialista devo procurar? O ginecologista ou o obstetra? O que o obstetra faz de diferente do ginecologista e vice-versa? AGinecologia é diferente da Obstetrícia? Vamos esclarecer essas dúvidas.

O que o obstetra faz

Primeiro, vamos entender a diferença da obstetrícia para a ginecologia. A obstetrícia é o ramo da medicina que trata da reprodução feminina. Investiga a gestação, o parto e a fase pós parto, que é chamada clinicamente de puerpério. O termo "obstetrícia" vem da palavra latina "obstetrix", que é derivada do verbo "obstare" (ficar ao lado), ou seja, aquele que auxilia na hora do parto.

O obstetra é o profissional de obstetrícia, ou seja, médico que estuda a reprodução da mulher e acompanha sua paciente durante a gestação, parto e pós-parto nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. Este profissional é especialista em cuidar do desenvolvimento do feto e dar assistência à mulher no período da gravidez, sendo o responsável pelo pré-natal da gestante.

Em se tratando de gestação, ele é o profissional mais conhecido e lembrado. Os obstetras podem atender partos em hospitais, clínicas ou em domicílio. Podem ser contratados por um hospital público ou privado, ou podem ter suas clínicas particulares, onde podem ou não aceitar convênios médicos. Eles atuam tanto nos partos normais como nos cirúrgicos (cesarianas).

O ginecologista também pode ser obstetra, o que permite que nesses casos o médico que acompanhava a mulher antes da gestação possa também ser o seu médico durante e após a gravidez. Para ser obstetra é necessário possuir diploma de curso superior em Medicina e especialização (equivalente a pós-graduação), e residência na área de Ginecologia e Obstetrícia.

O que o ginecologista faz

A ginecologia é a especialidade médica que trata de doenças do sistema reprodutor feminino. Quase todos ginecologistas atualmente são também obstetras.

O médico ginecologista também é preparado para diagnosticar outras doenças que não tem exatamente a ver com o seu ramo de atuação, como as do aparelho digestivo, coração, osteoporose, problemas endócrinos, etc., e por isso é considerado como um "clínico geral" da mulher. O ginecologista é um médico de muita confiança para sua paciente, pois trata de assuntos muito íntimos da mulher.

A visita ao médico ginecologista deve ser feita anualmente caso a mulher esteja se sentindo bem e não tenha nenhum problema ginecológico de saúde previamente diagnosticado, ou no período determinado pelo médico caso ela esteja com alguma enfermidade que deva ser acompanhada pelo profissional.

Oferecimento: Drº Anderson Huhn Bastos Especialização em Ginecologia e Obstetrícia CRM: 4492-PA

Fonte: http://www.engravidar.blog.br/ginecologista-e-obstetra/


 
 
 

Comments


Eduarda Araújo
Blogueira
Eduarda Araújo

Pós graduada em Gestão de Pessoas, atualmente Analista de Recursos de Infração e Blogueira. Executa trabalhos sociais de dança e teatro em instituições religiosas 

Informativos
WhatsApp Image 2020-02-04 at 14.13.44.jp
Você_que_está_pensando_em_construir_sua_

Parceiros

  • WhatsApp
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
Todos os direitos reservados - 2013-2018 Rádio e Televisão
Unknown TrackUnknown Artist
00:00

Visitas

bottom of page