Emater resgata agricultura urbana de Marabá
- Adriana Araujo
- 21 de fev. de 2017
- 1 min de leitura

Desde janeiro deste ano, a equipe do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) está resgatando a agricultura na zona urbana de Marabá, sudeste do Pará, com um projeto piloto de atendimento direcionado a 15 famílias do bairro Nossa Senhora de Aparecida, mais conhecido como Bairro da Coca-Cola.
As famílias, compostas por trabalhadores sem envolvimento anterior com agricultura, já trabalham nos quintais por conta própria há cerca de dois anos com atividades como alface, galinha caipirão e açaí, mas sem noções de preparo de solo, por exemplo, quanto mais de controle contábil ou comercialização sanitária.
“São cultivos aleatórios, no que diz respeito a manejo, a tratos culturais. As famílias usam para subsistência. Elas chegam a vender na Feira da Folha 28, mas a rigor nem sabem se têm lucro”, explica o engenheiro agrônomo da Emater Weberson Rodrigues.
Os objetivos principais são segurança alimentar e ampliação e profissionalização do modelo produtivo.
Por meio de reuniões, as famílias foram divididas em três grupos de interesses: olericultura, avicultura e fruticultura. Essa divisão vai facilitar o trabalho em equipe e o foco das capacitações. O ciclo de cursos deve ser iniciado no próximo mês. Outra etapa é a intermediação pela Emater, ante os bancos, de crédito rural, da linha Amazônia Florescer e B do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Fonte: http://www.emater.pa.gov.br/destaque/1491
Postado por Adriana Araújo.

Comentários