MARABÁ: Audiência Pública debate precarização e fechamento de escolas do Sul e Sudeste paraense
- Adriana Araujo
- 7 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

“Contra a precarização e o fechamento de escolas do campo do sul e sudeste do Pará: Pelo direito à educação pública e de qualidade” foi o tema da Audiência Pública promovida na última sexta-feira (2), pelo Fórum Regional da Educação do Campo (FREC) e Fórum Regional da Educação do Campo do Sul e Sudeste do Pará (FREC Supa) em parceria com o Grupo de Trabalho Agrário e a promotoria de Justiça Agraria de Marabá. O evento lotou o plenário da Câmara Municipal de Marabá e contou com a presença de alunos de escolas do campo, professores, secretários de Educação, coordenadores de escolas do campo, movimentos sociais e outros, totalizando mais de 500 pessoas no evento.

Participaram da audiência os promotores de Justiça, Jane Cleide Silva Souza, pela Promotoria Agrária da Região de Marabá, Louise Rejane de Araújo Silva, representando a Promotoria de Rondon do Pará e Sávio Ramon Batista da Silva, pela Promotoria de Justiça de Jacundá.
O principal objetivo foi discutir as condições de ensino de escolas de 21 municípios da região sudeste do estado do Pará. No evento os alunos presentes denunciaram a precariedade dos colégios rurais.

"Na audiência notou-se a necessidade do Ministério Público em acionar os municípios para: averiguar as denúncias de fechamento de escolas que desrespeitam a Lei de diretrizes e Bases da educação"; a criação no âmbito das Secretarias Municipais de Educação, de Departamentos de Educação do Campo, posto que nem todas tem; demandar ao Estado para contar a definição de cronograma de repasses aos municípios em questão de verbas para a merenda escolar e transporte dos alunos e, por fim, adotar encaminhamentos para cobrar redefinição de currículos escolares", resumiu Janel Cleide.
Fonte: http://www.mppa.mp.br/index.php?action=Menu.interna&id=7889&class=N Texto: Vanessa Oliveira Revisão: Edyr Falcão Fotos: PJ de Marabá
Postado por Adriana Araújo.

Comments