top of page

Defensoria Pública inicia semana de atendimento concentrado em Marabá


A Regional Carajás da Defensoria Pública do Estado do Pará, com sede em Marabá, no sudeste do Pará, iniciou nesta segunda-feira, 31 de julho, uma ação de atendimento concentrado para reduzir a quantidade de atendimentos iniciais e o tempo de espera, além de antecipar os agendamentos previamente feitos por, aproximadamente, 600 assistidos.

Esta semana de atendimento concentrado versa, principalmente, sobre atendimentos das demandas cíveis que compõe 60% das pautas de atendimentos do Núcleo Regional Carajás. De acordo com o coordenador, José Erickson Ferreira Rodrigues, a demanda do município é maior do que o número de defensores públicos lotados para atender à população “No âmbito Cível, há atualmente fila de até um ano no agendamento, somando até 600 pessoas com atendimentos marcados para até agosto de 2018. Dentre estes, grande parte se refere a ações de cumprimento de sentença e execução de alimentos, principal motivo para que o atendimento concentrado fosse viabilizado” afirmou.

De acordo com a defensora pública em atuação na Comarca de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, Mayana João, esta semana de atendimento concentrado é uma oportunidade para dar celeridade aos anseios e necessidades dos assistidos. “O esforço feito pelo Núcleo Regional Carajás, que conta com um grande número de atendimentos realizados, mostra que a Defensoria Pública está empenhada em reduzir o tempo de espera do atendimento aos nossos assistidos, bem como, garantir o acesso à justiça de forma eficaz”, pontuou.

Os assistidos que procuraram à Defensoria Público fora da pauta de agendamentos também foram atendidos. Deuzarina da Silva, moradora do bairro São Félix, em Marabá, explicou que veio pedir ajuda para garantir a pensão alimentícia a qual os filhos têm direito. “Há mais de três meses que o pai das crianças não efetua regularmente o pagamento da pensão”, pontuou.

José Erickson disse que, em geral, há casos de atendimentos em que o pai já está obrigado a pagar pensão. “Isso gera situação de inadimplência que tem que ser cobrada na Justiça, pois acarreta em possível situação de abandono de uma ou mais crianças, cuja mãe não tem condições de sustentar sozinha”, explicou.

Cerca de 100 pessoas serão atendidas diariamente pelos defensores públicos que atuam no atendimento concentrado. Há, segundo relatórios feitos previamente, 50 atendimentos referentes a registros extemporâneos, como nascimento e óbito, além da retificação de registro civil. “Quem não agendou pode ser atendido e, se não conseguirmos fazer o encaixe, posteriormente a pessoa pode procurar a Defensoria Pública, porque depois deste atendimento concentrado, a pauta estará esvaziada, então teremos novas vagas para as datas mais próximas”, finalizou José Erickson.

Participam dos atendimentos, o coordenador do Núcleo Regional Carajás, José Érickson Rodrigues; a coordenadora de Políticas Cíveis e da Infância e Juventude do Interior, Paula Michelly Brito; além dos defensores públicos Mayana João, Brunno Aranha, Renata Araújo e Nara Cerqueira. A ação de atendimento concentrado segue até a próxima sexta-feira, 04 de agosto.

Texto e Fotos: Gerlando Klinger

Fonte: http://www2.defensoria.pa.gov.br/portal/noticia.aspx?NOT_ID=3197

Postado por Adriana Araújo.


 
 
 

Commentaires


Eduarda Araújo
Blogueira
Eduarda Araújo

Pós graduada em Gestão de Pessoas, atualmente Analista de Recursos de Infração e Blogueira. Executa trabalhos sociais de dança e teatro em instituições religiosas 

Informativos
WhatsApp Image 2020-02-04 at 14.13.44.jp
Você_que_está_pensando_em_construir_sua_

Parceiros

  • WhatsApp
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
Todos os direitos reservados - 2013-2018 Rádio e Televisão
Unknown TrackUnknown Artist
00:00

Visitas

bottom of page