Por que é tão difícil poupar?
- Adriana Araujo
- 12 de set. de 2017
- 2 min de leitura

Veja três dicas para colocar em prática já e economizar
É muito comum encontrar pessoas ou famílias inteiras que não conseguem guardar dinheiro para o futuro, para as emergências ou para realizar um sonho. Todo o fruto do trabalho é utilizado em pagamento de contas, dívidas contraídas com empréstimos e compras a prazo. Mas por que é tão difícil poupar?
Quando se fala em poupar, logo pensamos na velha e boa aplicação financeira denominada poupança, porém o termo é muito mais abrangente e vem antes do ato de guardar o dinheiro. Poupar significa gastar com parcimônia ou qualidade, economizar; o fruto desta economia é que guardamos em uma aplicação financeira que pode ser a poupança ou outra qualquer, e servirá para eventuais emergências e imprevistos, também para a realização de um sonho ou para a independência financeira e complemento da aposentadoria.
E quem não tem um sonho? Viajar, estudar, empreender, comprar a casa própria ou a aposentadoria em uma casa de praia ou campo? Mas sonhar todos nós sonhamos, então onde está o segredo? Por que uns conseguem e outros não?
Vamos pensar em três situações que podem mudar esta situação.
Planejamento
Algumas pessoas simplesmente esperam acontecer, contam com a sorte e não fazem nenhum esforço para alcançar seus objetivos, na verdade não se tem um objetivo, são realmente sonhos. Um dia estas pessoas acordarão e se darão conta de que não viveram para si mesma, mas para os outros.
Outras sabem aonde estão e aonde querem chegar, estabelece metas factíveis, ou seja, que podem ser realizadas, focam nestas metas e comemoram a cada conquista. Elas alcançarão seus objetivos.
Prioridades
É preciso ter muita disciplina para alcançar seu objetivo, então poupe não menos que 10% de sua renda mensal para este fim. Lembre-se, a prioridade deve ser você.
Crie uma reserva para emergências e tenha sempre em mente as contas periódicas como IPVA, IPTU, material escolar e também as datas comemorativas como aniversários, dia das mães e pais, natal entre outras. Então para não perder o controle também guarde outros 10% para isso.
E por fim, se já estamos prevendo as prioridades e emergências, antes de comprar parcelado ou fazer algum empréstimo, analise se isto está no planejamento e se esta operação ira influenciar em suas conquistas.
Procrastinação
Assim como aquela dieta que irá começar na próxima segunda-feira e nunca se inicia, aqueles que estão sempre esperando sobrar dinheiro para começar a poupar, jamais farão. É necessário ter foco para as prioridades e começar imediatamente.
O consumo é muito importante para a economia, contudo há necessidade de consciência para não ter o efeito oposto.
Diante de tantas facilidades para o crédito é muito importante ter foco, determinação e disciplina para conseguir poupar. Então analise sua situação atual e defina alguns passos para chegar até seu objetivo, pague-se primeiro além de manter uma quantia para emergência e não espere sobrar para poupar mas poupe para sobrar.
Fonte:http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/por-que-e-tao-dificil-poupar/95327/
Postado por Adriana Araújo.

Comments