top of page

Sul do Pará combate violência doméstica


Juiz da 3ª Vara Criminal, Alexandre Arakaki, durante capacitação para agentes de segurança pública em Marabá

Coordenadoria da Mulher do TJPA realiza atividades em Marabá e Redenção

A Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Pará (CEVID/TJPA), que tem à frente a desembargadora Diracy Nunes Alves, realiza desde a última terça-feira, 24, atividades relativas à luta contra a violência doméstica em municípios da região sul do Pará. Nesta quarta-feira, 25, houve curso de formação a policiais militares e guardas municipais que atuarão diretamente no atendimento às mulheres vítimas de violência no município de Marabá. As servidoras do TJPA, Aline Farias (assessora da CEVID) e Riane Freitas (pedagoga), ministraram a capacitação, que ocorreu no Fórum da cidade.

Na terça-feira, 24, a equipe da CEVID apresentou o projeto “Judiciário na Escola: Unidos no Combate à Violência Doméstica” ao titular da Secretaria Municipal de Educação de Marabá, Luciano Lopes Dias, e a professores da rede de ensino do município. Na ocasião, houve a entrega da minuta do Acordo de Cooperação Técnica que deverá ser firmado com a Prefeitura de Marabá, referente ao projeto. Tanto a capacitação dos agentes de segurança pública quanto a reunião de apresentação do projeto contaram com a presença do juiz da 3ª Vara Criminal de Marabá, Alexandre Arakaki.

Atualmente, existem aproximadamente 900 processos de violência doméstica e familiar em andamento em Marabá. Deste total, 4 tratam de feminicídios. Só neste mês de outubro, 23 medidas protetivas de urgência foram expedidas no município. De Marabá, a equipe da CEVID segue para Redenção, onde ocorre, desde a última terça-feira, 24, esforço concentrado no julgamento de processos envolvendo violência doméstica. A força-tarefa será realizada até sábado, 28.

Na próxima quinta-feira, 26, pela manhã, as servidoras Aline Farias e Riane Freitas realizarão capacitação com o uso de técnicas do círculo de construção de paz com bombeiros, policiais militares, policiais civis e servidores das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação de Redenção, Cumaru e Pau D’Arco, além de colaboradores de hospitais locais e de profissionais que atuam no ramo da assistência social nesses municípios.

Aline Farias, assessora do CEVID, durante palestra do projeto de capacitação que ocorreu no Fórum da cidade

Já na parte da tarde, as mesmas servidoras irão realizar outra capacitação. Desta vez, ocorrerá a formação voltada para os agentes de segurança que atuam diretamente no atendimento dos casos de violência doméstica e familiar da região.

Para os acadêmicos de direito e para a sociedade em geral, também será ministrada pela desembargadora Diracy Nunes Alves e pela servidora Riane Freitas, doutora em educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), a palestra "A Lei Maria da Penha e o Combate à Violência Doméstica e Familiar". A palestra será realizada no dia 27, sexta-feira, às 9 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Redenção.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa Texto: Anna Carla Ribeiro Foto: Divulgação

Postado por Adriana Araújo.


 
 
 

Comentários


Eduarda Araújo
Blogueira
Eduarda Araújo

Pós graduada em Gestão de Pessoas, atualmente Analista de Recursos de Infração e Blogueira. Executa trabalhos sociais de dança e teatro em instituições religiosas 

Informativos
WhatsApp Image 2020-02-04 at 14.13.44.jp
Você_que_está_pensando_em_construir_sua_

Parceiros

  • WhatsApp
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
Todos os direitos reservados - 2013-2018 Rádio e Televisão
Unknown TrackUnknown Artist
00:00

Visitas

bottom of page