Jovens de Marabá recebem certificados do Projeto “Incubadora Social do Jovem Empreendedor”
- Adriana Araujo
- 17 de jan. de 2018
- 2 min de leitura

Os certificados do projeto “Incubadora Social do Jovem Empreendedor”, iniciativa da Defensoria Pública do Estado, foram entregues aos participantes, na última sexta-feira, 12 de janeiro, no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), em Marabá. O programa foi realizado no período de 07 de agosto a 17 de outubro de 2017, visando proporcionar oportunidades aos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
O projeto “Incubadora Social do Jovem Empreendedor” busca incentivar empreendedorismo como mecanismo de mudança social. Para viabilizar a iniciativa, são feitas parcerias com empresas que visam à promoção de garantia de direitos. De acordo com o coordenador da Regional de Carajás, defensor público, José Erickson, “Essa certificação de jovens empreendedores nos deixa muito satisfeitos porque se trata de você qualificar jovens para o mercado de trabalho, sobretudo aqui em Marabá, onde tem um campo muito grande de atuação, mas que também, há concorrência e exigência de mão de obra qualificada. Esse tipo de projeto é interessante, pois propicia e qualifica o jovem para se inserir no mercado de trabalho afastando-o de outras situações, inclusive da criminalidade, que são bem delicadas”, concluiu.

Houve emoção durante a entrega dos certificados por parte dos jovens. Segundo o defensor público Rilker Viana, do Núcleo de Atendimento Especializado à Criança e ao Adolescente (Naeca), o foco do projeto é instigar o jovem a aprender através de palestras informativas e motivacionais a desenvolver um perfil proativo de planejamento dos objetivos de vida e de autoconfiança. "Caso não encontre oportunidades de trabalho, o jovem aprendeu até mesmo como abrir o próprio negócio e por onde começar", declarou.
Conforme a servidora pública, Emiko Alves, as empresas buscam para a composição de seus quadros funcionais pessoas com um perfil empreendedor. "O projeto visa incentivar o empreendedorismo, mas também despertar nos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas a proatividade necessária para serem inseridos no mercado de trabalho”, completou.

Participaram do evento de entrega de certificados o coordenador da Regional Carajás, defensor público José Ericksson; o defensor público do Naeca, Rilker Viana; a Secretária de Assistência social, Nadjalucia Oliveira; o gerente do SEBRAE local, Marcelo Araújo. Estavam presentes os jovens e os palestrantes, além de um grande empresário local que elogiou o projeto e o demonstrou desejo em participar dos projetos da Defensoria Pública.
Texto: Rondeny Campos
Fotos: Divulgação
Fonte: http://www2.defensoria.pa.gov.br/portal/noticia.aspx?NOT_ID=3445
Postado por Adriana Araújo

Comments