Negros terão direito a 30% das vagas de estágio no serviço público
- Adriana Araujo
- 29 de jun. de 2018
- 1 min de leitura

Decreto será assinado pelo presidente Michel Temer na próxima quinta-feira, 28
O presidente Michel Temer vai assinar, na próxima quinta-feira, 28, um decreto que garante 30% das vagas de estágio no serviço público para estudantes negros. A iniciativa foi articulada pelo ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha.
De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos (MDH), o objetivo é promover uma mudança na administração pública, além de incentivar a contratação de jovens aprendizes. “No trabalho, esse é um avanço de repercussão muito significativa, pois vai atingir o jovem no seu primeiro emprego, posicionando os negros em condição de igualdade”, celebrou Gustavo Rocha.
A iniciativa terá impacto imediato após a assinatura do decreto. Poderão concorrer às vagas de estágios os candidatos que se autodeclararem negros ou pardos na inscrição da seleção, obedecendo o quesito de cor ou raça do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Na prática, este jovem deixará de ser apenas sujeito de direitos para ser o protagonista de sua história, no que se refere a enfrentamento ao racismo e exercício da cidadania. Além, é claro, do impacto econômico positivo que a entrada desses jovens negros e negras no mercado de trabalho vai causar na economia brasileira”, apontou o secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo.
Fonte:http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/negros-terao-direito-a-30-das-vagas-de-estagio-no-servico-publico/

Comentários