SERIE- Você é desorganizado no trabalho? Essa dica é para você!
- Adriana Araujo
- 29 de mai. de 2019
- 2 min de leitura

Retire objetos do caminho
Nada mais desagradável que um cliente ou colega tropeçar em fios de computador, de energia elétrica, ou objetos deixados fora de lugar. Tente não usar tantos equipamentos com fios, se não puder eliminá-los, existem soluções para esconder esses fios e evitar que alguém, ou até mesmo você, tropece.
Defina uma hora para sair
Estender a jornada de trabalho pode não ser uma boa opção. Defina uma hora para finalizar suas tarefas e tente cumprir. Trabalhar cansado e com pouca energia gera um ambiente também de pouca organização e concentração.
Compartilhe objetos longe de sua mesa
Retire de sua mesa os objetos de trabalho que mais de uma pessoa usa, além de você. Além de prejudicar a sua produtividade, pela constante interrupção, podem também desorganizar o seu espaço. Você pode perder o controle de quem pegou emprestado e não devolveu, ou mesmo deixou esses objetos fora do local adequado. Melhor comprar outros objetos novos e disponibilizar para que todos usem, longe de sua mesa.
Lixo no lixo
Constantemente deixamos algum lixo na mesa por preguiça de levantar e descartar no lixo. Este pensamento ou atitude leva a que muitas vezes acumule lixo na sua mesa ou secretária. Coloque o lixo perto do local onde ele é produzido. Isto não é uma atitude preguiçosa mas sim inteligente, fazendo com que perca menos tempo e evite a desorganização.
Não acumule bagunça
Não basta arrumar a sua mesa de trabalho em um dia e uma semana depois tudo já estar bagunçado. Crie o hábito de manter o seu espaço organizado ao sair no final do dia.
Identifique a sua mesa
Sua mesa deve ser organizada de forma que, se por algum motivo você falte e alguém precise acessar as suas coisas, as mesmas sejam identificadas e utilizadas com facilidade.
Observe a si mesmo
O colaborador deve observar seu modo de trabalhar, identificando suas habilidades, seus pontos de melhoria e seus pensamentos, especialmente tentando detectar aquilo que o distrai durante o dia. O autoconhecimento direciona o indivíduo para que ele se torne capaz de desenvolver ações para eliminar as distrações identificadas, além de ser um ótimo exercício que promove o crescimento como um todo.
Tenha um propósito para sua tarefa
Quando você busca um sentido para aquilo que está fazendo, sua concentração no trabalho melhora 100%. Como afirma o doutor Ricardo Monezi, da Unifesp: “Para convencer o cérebro de que sua atividade profissional é importante, é preciso mostrar a ele que ela faz com que você cresça e também com que se divirta de alguma forma. Ou seja, a dica é tentar ver o lado bom da atividade que você está fazendo, mesmo que não seja a atividade dos seus sonhos. Se for algo chato, pense que, por trás, existe um propósito, uma missão maior”.
Desligue ou tire o celular do se alcance
Uma das principais distrações no ambiente de trabalho, o seu celular. O vilão que tira a concentração da sociedade mundial. Tome cuidado para não se deixar distrair com mensagens, aplicativos, redes. Cuidado para não perder seu tempo. Melhor deixar no silencioso, desligar ou guarda-lo dentro da gaveta, longe dos seus olhos, para não correr o risco de dar uma olhadinha e passar o tempo.
FICA DICA!
SEMANA QUE VEM POSTAREMOS A ULTIMA PARTE DESSA SERIE. AGUARDE!
Comments