DICA- VOCÊ CONHECE a Teoria dos 21 dias?
- Adriana Araujo
- 19 de set. de 2019
- 2 min de leitura


A origem da Teoria dos 21 dias
Na década de 1950, o doutor e cirurgião Maxwell Maltz percebeu um padrão de comportamento muito comum em seus pacientes. Ele – que era um renomado cirurgião plástico e especialista em amputações – percebeu que os pacientes levavam 21 dias para se acostumar com as reconstruções faciais e com as amputações. Antes deste período, os pacientes amputados se comportavam como se tivessem um órgão fantasma. Após o período de 21 dias, eles mudavam o comportamento e aceitavam a nova condição. Estudos feitos pela Phillippa Lally, da University College London, atestam que a eficácia da Teoria dos 21 dias está justamente na criação de um prazo. Ter um prazo devidamente estipulado contribui positivamente para a saúde mental de quem deseja mudar algum hábito.
O que é a Teoria dos 21 dias?
Segundo a Teoria dos 21 dias, o ser humano precisa de, no mínimo, 21 dias constantes para mudar um hábito. E é importante deixar bem claro que é o mínimo e não o suficiente para que estas mudanças aconteçam. Quando falamos em mudar um hábito é sempre bom lembrar que cada pessoa tem seu próprio tempo, nesse sentido, podemos dizer que existem pessoas que conseguem em um tempo menor e outras pessoas precisam de um tempo maior. Baseado nesta teoria existem vários desafios voltados para a construção de hábitos saudáveis. O mais famoso destes é o Desafio 21 dias sem carne, que visa incentivar as pessoas a reduzir o consumo de carne. Partindo disso, outras pessoas buscam adaptar uma necessidade ao desafio ligado à teoria dos 21 dias. Seja qual for o desafio escolhido, o mesmo deve ser para o bem, por exemplo: ficar 21 dias sem consumir açúcar, sem consumir bebida alcoólica, sem fumar, sem reclamar, sem falar mal das pessoas, assim por diante. Outra sugestão é começar um desafio de 21 dias sem furar uma dieta, ou 21 dias fazendo algum tipo de exercício físico para estimular o seu corpo – seja uma caminhada, uma corrida, algo mais funcional, apenas exercite-se! Não é uma boa ideia?!
Exemplo de Bons Hábitos que precisamos adquirir, Vamos colocar em pratica?!
• Dedique 30 minutos todos os dias para prática da leitura; • Exercite-se por no mínimo 45 minutos diariamente; • Beba no mínimo 1 litro de água por dia; • Permita-se silenciar a mente por 10 minutos todos os dias; • Elimine ou reduza o consumo de produtos industrializados (refrigerantes, biscoitos, salgadinhos...); • Dê preferencia a uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes; • Retire do quarto eletrônicos, tente não usá-los próximo ao horário de dormir, sempre que possível durma no mesmo horário preferencialmente no máximo até ás 22horas.
Espero que tenha gostado.
Comments